Instalação manual do ERPNext

Fala moçada ERPNext do Brasil. Estou abrindo esse tópico porque NUNCA consegui instalar o ERPNext manualmente, e queria compartilhar as experiências com todo mundo.

Primeiro: por que instalar manualmente? Bem, uma das questões de análise que faço antes de usar uma aplicação é avaliar o quão difícil é instalar (e atualizar) a aplicação. Se isso for relativamente fácil, questões como migração ou resolução de problemas serão (em geral) fáceis também.

Venho acompanhando o ERPNext já tem uns anos, mas essa questão da instalação sempre me afastou de continuar com mais testes. Não existe UM documento oficial e à prova de falhas (ou não encontrei ainda).

Toda instalação apresenta algum problema… Isso é muito frustrante.

Uma das referências que estou seguindo no momento (dezembro do Ano da Pandemia) é essa tradução (muito boa) de um artigo em inglês:

No meu caso, estou testando no debian 10. Ainda não tive sucesso, mas pretendo produzir um documento (em inglês e português) quando eu finalizar meu experimento.

Qual o procedimento geral que tenho tentado no momento: instalar as dependências nativas do SO (mariadb, redis, nginx, etc) - essa parte é tranquila -, em seguida instalar as dependências mais chatas da pilha erpnext - nodejs, yarn, pacotes python específicos.

Em seguida, instalar o framework frappe, pra finalmente instalar o erpnext, tudo isso com os comandos do framework. Nessa parte final é que vira um merdume: consigo instalar, aparentemente está funcionando, mas o problema que enfrento agora é que a tela inicial do sistema não mostra os módulos do ERP.

Já achei algumas referências a esse problema específicos, mas nenhuma das soluções apontadas resolveu.

Conseguiram? Achei um tutorial em inglês no YouTube. Fiz e deu certo.
Mas tem que acompanhar o vídeo passo a passo. Não precisa saber inglês se ficar seguindo.
Segue: How To Install ERPNext in Ubuntu 20.04 – A Step by Step Guide - YouTube